Quais as vantagens em utilizar uma estação de tratamento de efluentes feita de fibra de vidro?

A Isofibra é uma empresa catarinense especializada na fabricação de produtos em fibra de vidro destinados a diversas áreas do saneamento. E é na matéria-prima utilizada que se encontra o grande diferencial da marca. Conheça um pouco mais a respeito da fibra de vidro e descubra por que é tão vantajoso adquirir uma estação de tratamento de efluentes da Isofibra.

 

O que é a fibra de vidro?

A fibra de vidro, também conhecida como Fiberglass ou Plástico Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV) é um compósito formado pela mistura de um polímero, em geral um poliéster insaturado, com um reforço de vidro que, neste caso, é produzido em finos filamentos, de diâmetro entre 5 e 20 microns. O termo fibra de vidro pode, portanto, referir-se tanto à própria fibra quanto ao compósito final.

Neste compósito as fibras de vidro são responsáveis pela estrutura, resistência e estabilidade do material. Os filamentos são produzidos através da passagem do vidro derretido a 1600°C através de uma placa de platina perfurada com o diâmetro desejado, sendo rapidamente resfriado. O processo é capaz de produzir até 3000 metros por minuto de fibras de vidro que, pela sua característica flexível, é comercializada em mantas, tecidos, fitas ou cordéis.

 

Quem inventou a fibra de vidro?

A primeira patente registrada para a produção de fibras de vidro data de 1880, em nome de Hermam Hammesfahr, que produziu roupas com o material. A produção em larga escala, no entanto foi descoberta acidentalmente por Dale Kleist, pesquisador na Owens-Illinois Glass Company, em 1932. Pesquisando formas de selar blocos arquitetônicos a partir do derretimento e pulverização de vidro, Kleist acidentalmente produziu finos filamentos com o material. A técnica foi refinada, patenteada e iniciou sua produção comercial em 1938 pela Owens-Corning Fiberglas® Corporation.  

A utilização destas fibras de vidro associadas a resinas foi tão transformadora para a indústria que atualmente é amplamente utilizada na indústria aeroespacial, automobilística, na indústria náutica, de infraestruturas, na indústria de recreação e lazer, em usinas de energia, na indústria eletrônica, elétrica e de telecomunicações entre diversas outras.

Quais propriedades tornam a fibra de vidro tão vantajosa?

O grande diferencial dos compósitos de fibra de vidro está no fato de que a união entre os filamentos de vidro e as resinas plásticas produz um material extremamente resistente e de baixo peso. Além disso as fibras de vidro são estáveis, altamente resistentes à tração, flexão e impactos, possuem isolamento térmico e elétrico, são muito resistentes à umidade e à corrosão e não são porosos, o que facilita a manutenção da higiene. Sua fabricação é relativamente simples e possui custos baixos. São muito versáteis, podendo ser moldados em peças complexas, de quaisquer dimensões, de acordo com a necessidade do projeto.

Dadas as características da fibra de vidro, nota-se o quão apropriado é o material para a produção de estações de tratamento de efluentes entre outras estruturas para instalações sanitárias. Considerando que uma ETE trabalha com efluentes e produtos químicos complexos, que podem ser agressivos e corrosivos, é imprescindível que a estrutura da estação seja resistente a longo prazo, característica intrínseca nos plásticos reforçados com fibra de vidro.

 

Estações de tratamento de efluentes da Isofibra

A Isofibra trabalha com soluções customizadas para estações de tratamento de efluentes feitas em fibra de vidro. Partindo da análise detalhada da demanda do cliente, das características do efluente, da área a ser instalada, da vazão de efluente produzida entre outros aspectos, os especialistas da Isofibra elaboram um projeto de estação de tratamento sob medida, feito em fibra de vidro, com um elevado custo-benefício. As estações de tratamento de efluentes da Isofibra podem ser compactas ou modulares e são fabricadas com resinas específicas para cada tipo de produto que irão receber, o que garante a máxima durabilidade da estrutura e a satisfação total dos clientes.

 

A Isofibra é especializada na produção de tanques de fibra de vidro para instalações sanitárias. Escolha aquela que melhor se adéqua às suas necessidades através do nosso atendimento personalizado.

0 respostas

Deixe uma resposta

Deseja fazer um comentário?
Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *