Reservatórios de água são a garantia de abastecimento em situações de estiagem
Bastam algumas horas sem fornecimento de água potável para que grande parte das nossas atividades diárias sejam prejudicadas. Cortes programados no abastecimento para fins de manutenção na rede de distribuição são rotinas comuns em todas as cidades. No entanto, o desabastecimento decorrente de períodos prolongados de estiagem, resultando em escassez hídrica severa, geram estados calamitosos para a sociedade, cenário já vivenciado em diversas regiões do Brasil.
Embora a região do semiárido seja a mais atingida historicamente pela seca, diversas outras regiões foram palco de crises hídricas sérias nos últimos anos, como a do sudeste entre 2014 e 2016. Com as mudanças climáticas e o aumento da temperatura média global, eventos climáticos extremos poderão acontecer com maior frequência, com acúmulo de chuvas em alguns períodos e estiagens severas em outros.
Atualmente todos os estados brasileiros vivenciam, em algumas regiões, a ocorrência de secas ao longo do ano. O fenômeno pode variar de intensidade, de fraca a excepcional, e estes perfis climáticos são constantemente monitorados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) ou ainda pela Agência Nacional de Águas, através do Monitor de Secas. Esse monitoramento se faz importante para que os conhecimentos técnico e científico subsidiem tomadas de decisão a nível federal, estadual e local, para a mitigação dos efeitos prejudiciais da estiagem sobre a sociedade.
Em todos os cenários, de pequenos cortes no abastecimento a situações de emergência hídrica, nota-se a importância do armazenamento de água potável para que os usos mais essenciais sejam garantidos pelo máximo período de tempo. A Associação Brasileira de Normas Técnicas, em sua NBR 5626, contempla a obrigatoriedade de toda instalação predial conter reservatórios de água potável. Segundo a norma, o reservatório deve ter capacidade calculada pelo padrão de consumo no local, garantindo, no mínimo, o necessário para 24 horas de uso em caso de desabastecimento. Entre diversas e detalhadas recomendações, a NBR estabelece que o reservatório deve ser resistente à deformidades e à corrosão, não deve alterar as condições de potabilidade da água como odor, sabor e cor, não deve liberar substâncias tóxicas ou ainda favorecer o desenvolvimento de microrganismos.
Reservatórios de água feitos em fibra de vidro são excelentes opções para o atendimento à NBR 5626, mas também para aqueles que sofrem com estiagens frequentes e desejam garantir o armazenamento de água para uso por tempo mais prolongado. A Isofibra trabalha com reservatórios de água feitos sob medida, que garantem, portanto, o atendimento às necessidades específicas de cada usuário, seja em residências, indústrias, comércio ou para uso público.
As caixas d’água e cisternas de fibra de vidro da Isofibra são leves, fáceis de transportar e instalar. São altamente resistentes à corrosão, desgaste e envelhecimento, o que garante a durabilidade dos produtos. Possuem ainda revestimento antibacteriano atóxico e inofensivo à saúde humana, que ajudam a garantir a preservação da potabilidade da água durante o período de armazenamento.
Vale ressaltar que toda caixa d’água e cisterna deve ser estanque, com tampas e vedações que impeçam a entrada de partículas contaminantes como poeira, líquidos, insetos e outros organismos que possam comprometer a qualidade da água. Ainda assim, é recomendado que se faça inspeção e limpeza periódicos.
Mais do que uma exigência legal, a instalação de caixas d’água e cisternas representam para o usuário a segurança de que as necessidades básicas de consumo hídrico serão atendidas. Tanto em regiões urbanizadas, em que a demanda por uma mesma fonte hídrica é elevada, quanto em regiões que enfrentam estiagens prolongadas, a população carece de soluções de armazenamento de água eficazes, para que sua subsistência não seja tão duramente afetada em momentos de escassez.
A Isofibra produz reservatórios de água de alta qualidade e produzidas sob medida para sua necessidade. Garanta sua reserva de água. Fale com a Isofibra.
Deixe uma resposta
Deseja fazer um comentário?Comente!