Estações de tratamento customizadas garantem o melhor custo x benefício no tratamento de efluentes

Em tempos de superpopulações e de uma indústria que expande e se moderniza diariamente, tratar efluentes e garantir a salubridade ambiental é um grande desafio. Há tanta diversidade nas composições das águas residuárias geradas pelas populações humanas quanto de produtos e serviços que temos ao nosso dispor.

A complexidade é tanta que todos os anos diversas universidades e instituições de pesquisa em todo o mundo se dedicam a estudar formas mais eficazes de tratar efluentes emergentes para, assim, garantir a máxima despoluição das águas residuárias e a preservação dos nossos ecossistemas.

Neste cenário, as estações de tratamento customizadas surgem como solução atraente tanto para o produtor como para o meio ambiente, já que possibilitam maior difusão de sistemas de tratamento de efluentes com excelente custo x benefício. Quanto mais personalizadas as estações de tratamento, maiores as chances de sucesso e consistência a longo prazo na adequação dos efluentes às exigências legais.

Mas o que são estações de tratamento customizadas?

Para que uma estação de tratamento de efluentes seja construída e opere de forma eficiente, faz-se necessário um estudo prévio detalhado do efluente a ser tratado. Isso ocorre, pois, o conjunto de poluentes presentes em cada água residuária demandará uma combinação de técnicas, processos e produtos específicos para que possam ser removidos. 

Se, por exemplo, o principal poluente de uma água for a matéria orgânica de origem animal ou vegetal, como o esgoto doméstico, os parâmetros de tratamento serão diferentes daqueles adotados para um efluente de indústria têxtil, com elevada concentração de corantes, ou ainda do efluente de uma mineradora, com predominância de compostos químicos e metais pesados.

As estações de tratamento customizadas são a solução para essa particularidade própria dos efluentes, pois elas são dimensionadas objetivando a adequação de cada efluente aos parâmetros estabelecidos na legislação.

Para seu dimensionamento, são analisadas previamente todas as características físicas, químicas e biológicas do efluente, bem como a vazão de produção, vazão de lançamento no corpo receptor, possibilidade de reuso do efluente tratado, produção de biogás com potencial de geração de energia e quaisquer outras necessidades e interesses que surjam por parte do agente produtor.

A customização possibilita, portanto, atender ao máximo as demandas de cada fonte geradora de efluente, trazendo ao empreendedor o melhor custo x benefício no que diz respeito ao atendimento da legislação ambiental com a máxima viabilidade econômica. 

Estações de tratamento customizadas também são uma excelente solução para a universalização do saneamento básico, possibilitando que estratégias sejam pensadas para garantir o tratamento de efluentes em regiões distantes da área urbana, em geral descobertas pelos sistemas de tratamento municipais.

As estações de tratamento customizadas da Isofibra

A Isofibra trabalha com a customização de estações de tratamento de efluentes em fibra de vidro, possibilitando a cada cliente dimensionar a melhor solução para suas necessidades. 

São reservatórios, decantadores, filtros de areia e de carvão, floculadores, biorreatores e biofiltros, tanques de aeração além de estações de tratamento de efluentes compactas e modulares, todos desenhados de acordo com a necessidade de cada cliente e visando alcançar o melhor custo x benefício e a garantia da qualidade ambiental.

Devido à versatilidade dos produtos, as estações de tratamento customizadas da Isofibra podem ser a solução para o tratamento dos efluentes de quaisquer tipos de empreendimentos.

Confira algumas vantagens dos produtos customizados da Isofibra:

  • São leves, de fácil transporte e instalação simples e possibilidade de realocação;
  • Altamente resistentes ao envelhecimento, desgaste e corrosão, podem ser utilizados para o armazenamento de diversos tipos de produtos;
  • Pintura externa com proteção contra raios ultravioletas;
  • Entradas, saídas e medidas projetadas conforme a necessidade do cliente;
  • Fácil manutenção e limpeza;
  • Garantia de 5 anos.

Entre em contato com nossos consultores e receba propostas customizadas para otimização do tratamento de seus efluentes.

1 responder

Deixe uma resposta

Deseja fazer um comentário?
Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *